Dúvidas Frequentes

Quando devo procurar um psicólogo?
Há momentos na vida das pessoas de situações difíceis de sofrimento e pensa que não vai suportar a pressão e acha que vai perder o controle de si. Isso pode acontecer em situações muito estressantes, quando se perde alguém querido ouquando o indivíduo encontra-se com muitas dúvidas. Nesses momentos o psicólogo poderá ajudar através da psicoterapia facilitando na superação do sofrimento, na organização pessoal trazendo equilíbrio e normalidade a sua rotina de vida.

Como posso escolher um terapeuta?
Para que você possa escolher um terapeuta, é importante que exista identificação entre ambos, e conhecer a maneira com que ele trabalha, só assim existira uma relação de confiança. Na primeira entrevista é a oportunidade para o paciente conhecer o profissionale tirar todas as dúvidas do processo terapêutico.

Eu preciso de ajuda terapêutica?
Terapia é aconselhada para todas as pessoas em vários momentos de suas vidas, a nossa maneira de enxergar o mundo precisa algumas vezes de reajustes, os quais nem sempre conseguimos realizar sozinhos. Nesse momento, portanto, que a ajuda do profissionalserá de fundamental importância.

Qual é o objetivo da psicoterapia?
Um dos objetivos principais da psicoterapia é promover o pensar do cliente, levando-oao resgate da qualidade de vida e conduzi-lo a um processo de autoconhecimento dando-lhe oportunidade de entender suas características, limites e potencialidades realizando escolhas mais conscientes.

Existe contraindicação para Terapia?
Desde que seja feito por um bom profissional, não existe contra indicação. Muitas pessoas utilizam psicoterapia para se conhecer melhor. Em qualquer situação de nossas vidas isso só vai ajudar.

Qual é a melhor terapia para meu caso?
Existem várias formas de abordagens teóricas. Cabe ao paciente escolher a linha de atuação que mais se aproxima do caso. Buscando sempre a confiança do terapeuta.

Psicólogo ou Psiquiatra?
Embora as áreas estejam interligadas,a principal diferença entre o trabalho dos dois profissionais é que o Psiquiatra está apto a tratar os transtornos mentais através de medicamentos, enquanto o Psicólogo trabalha os aspectos emocionais. Quando necessário trabalham juntos.

Fazer terapia custa caro?
“Caro é o que não funciona”. A primeira consulta é o momento de negociar o valor das sessões, existem bons profissionais realizando trabalho de ótima qualidade.

Terapia é coisa para indivíduos fracos?
Pelo contrário, é necessário ter muita coragem para buscar ajuda. Converse com pessoas que fazem terapia e verá que elas não são frágeis.

O Psicólogo vai ajudar a resolver meu problema?
Não cabe ao profissional indicar o melhor caminho a seguir, mas abrir um leque de novas possibilidades. Só que pode dizer o que é certo ou errado para você é você mesmo. O Psicólogo poderá ajudá-lo a resgatar e construir valores para você distinguir o que é bom ou ruim para sua vida.

Quanto tempo de terapia é necessário para que haja melhora?
Um tratamento não se limita apenas na competência do profissional, depende também do comprometimento da pessoa a ser tratada. O tempo de tratamento depende de cada caso. Muitas pessoas buscam autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e acabam gostando da terapia permanecendo por longo tempo no processo terapêutico.

E a questão do sigilo?
O ambiente terapêutico é um ambiente acolhedor, onde o indivíduo terá um espaço para ser ouvido e respeitado em suas crenças pessoais. O sigilo é primordial nas abordagens, constando inclusive no Código de Ética dos Psicólogos.